03
ago

Dicas para harmonizar o ambiente com estilo retrô

Em matéria do jornal O Tempo, especialistas ensinam como adaptar design antigo na decoração.

Para criar uma atmosfera agradável e ao mesmo tempo sofisticada com o uso de elementos retrô, algumas dicas de quem entende muito do assunto podem fazer a diferença. Segundo a arquiteta Vanessa Figueiredo, tal estilo vem adquirindo cada vez mais adeptos, mas na hora de decorar a casa é importante ter atenção às cores.

“Como o estilo retrô normalmente tem cores fortes, comece escolhendo a cor predominante. Nada impede de misturar com outra cor, mas em doses menores. Depois invista em outros tons, mais neutros, que vão harmonizar com a cor predominante. E não se esqueça de que, além de funcionais, eles são charmosos e decorativos, então separe o lugar ao sol para os preferidos”, ensina.

Ainda segundo ela, o ambiente deve ser pensado como um todo. “O cliente tem que ter cautela ao escolher os móveis e objetos, analisando cada um individualmente, porque senão ele vai pecar por excesso na hora de unir tudo no mesmo ambiente”, alerta.

Projeto de Laura Santos tem frigobar antigo de alta tecnologia

Projeto de Laura Santos tem frigobar antigo de alta tecnologia

Exposição

O conhecido dito popular que prega que “o que é bonito é para ser mostrado”, é a máxima dos itens retrô. Eles não foram feitos para ficar guardados nos armários. Segundo a arquiteta Cláudia Aragão e a designer Cátia Maiello, ambas do escritório Casatelier, a melhor forma de utilizar esses elementos no décor é expondo-os.

“Coloque sobre uma bancada colorida ou neutra esses retrôzinhos e eles darão charme a qualquer ambiente. Sem contar que expostos, eles facilitarão o dia a dia. Cada pessoa tem o desejo de dar uma cara única com toque de personalidade ao seu espaço. Assim, estes eletrodomésticos darão destaque na decoração da casa como um todo”, destacam as profissionais.

Elas explicam que essa exposição de objetos bem-humorados, estilos e cores vem dando nova cara a vários cômodos da casa. “A cozinha, por exemplo, deixou de ser um ambiente destinado apenas às refeições para ser um ambiente caloroso, receptivo e cheio de boas vibrações”, frisam.

As especialistas do escritório Casatelier ressaltam também a importância de não abusar destes elementos. “Deve-se usar esse tipo de recurso na decoração com parcimônia, pois seu uso excessivo pode deixar a composição datada, ultrapassada”, alertam.

Para evitar pesar o ambiente, a designer Laura Santos ensina alguns cuidados. “Para não errar, o ideal é usar essas peças coloridas com um pano de fundo neutro. Itens como armários, piso, parede, ou seja, elementos maiores, devem permanecer em cores mais básicas, como branco, bege, preto. Assim, as peças coloridas vão se destacar no ambiente”, afirma.

Segundo ela, as peças retrô devem ser escolhidas de forma a dar um toque na decoração. “Portanto, elas caem muito bem em uma decoração predominantemente contemporânea, porque dessa forma será um elemento de destaque”, pontua a designer.

Quarto de criança projetado por Vanessa Figueiredo decorado com televisão e videogame antigos.

Quarto de criança projetado por Vanessa Figueiredo decorado com televisão e videogame antigos.

Fonte: O Tempo